Home
Clube
Sócios
Elenco
Notícias Contato Seja sócio Ingressos Loja online

Ypiranga completa 92 anos

18.AGO

As origens do Ypiranga Futebol Clube remetem à rivalidade com o Ítalo-Brasileiro, então o único clube da cidade de Erechim. Em 1924, uma partida entre o Ítalo-Brasileiro e o Douradense, time da Linha Dourado, estava sendo disputada no campo onde hoje se localiza a praça Júlio de Castilhos, no centro de Erechim. Um grupo de pessoas que recentemente havia chegado à cidade demonstrou apoio ao Douradense – fato que provocou uma confusão generalizada ao final da partida.

No dia seguinte, reunidos no salão de festas do Hotel Central, instalado na Avenida Maurício Cardoso, o grupo de entusiastas do futebol decidiu pela criação de um novo clube. Sua motivação patriótica deu à nova agremiação as cores verde e amarelo, bem como um nome que fazia referência à independência do país: no dia 18 de agosto de 1924, nascia o Ypiranga Futebol Clube.

Em 1950 o Ypiranga alcançou o seu primeiro título de projeção estadual, quando foi Campeão Estadual de Amadores. De 1950 a 1967 participou do Campeonato Gaúcho da segunda divisão. Em 1967, o clube foi campeão estadual da Divisão de Acesso, o que colocou a equipe pela primeira vez na Primeira Divisão do Futebol Gaúcho.

Mantendo-se na primeira divisão gaúcha durante os anos setenta, o clube chegou a paralisar suas atividades no final da década. Seu retorno à elite do futebol gaúcho aconteceu com o bicampeonato da Segunda Divisão, conquistado em 1989. Com boas campanhas na década de 1990, em 1994 o clube conquistou o título de campeão do Interior, feito repetido em 2009, logo após o tricampeonato da Divisão de Acesso em 2008. Em 2010 e 2011, o clube fez suas primeiras aparições na Copa do Brasil, enfrentando respectivamente Avaí e Coritiba. Em 2014, o quarto titulo na Divisão de Acesso trouxe o clube de volta à primeira divisão do futebol do Rio Grande do Sul.

O ano de 2015 foi ainda melhor: uma bela campanha no Campeonato Gaúcho deu ao clube a chance de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. E com muita garra, o Ypiranga ficou entre os quatro melhores e conquistou a vaga para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2016. E no início do ano o clube conquistou uma vaga para a disputa da Copa do Brasil pela terceira vez em sua história.

No Gauchão 2016, uma boa campanha levou o Canarinho até as quartas de final, quando foi eliminado pelo Juventude. No Brasileiro, tem até o momento uma campanha sólida, ocupando o quarto lugar no seu grupo. Mas o grande destaque foi a Copa do Brasil.

O Ypiranga começou sua histórica campanha contra o Atlético Goianiense, tradicional clube goiano. Acabou classificando-se em pleno Serra Dourado, místico estádio do cenário nacional. Na segunda fase, mais uma vez fora de casa, eliminou a Aparecidense. E então veio uma das mais importantes partidas de sua história. Diante do Fluminense, em Volta Redonda, empate. Na decisão da vaga, em Erechim, acabou eliminado. Mas o Ypiranga já havia marcado seu nome na história, ao passar pela primeira vez da primeira fase.

Aos 92 anos, o glorioso Ypiranga mostra que ainda têm muito folego. Parabéns Canarinho!

MAIS NOTÍCIAS


Ver Todas
Ypiranga Futebol Clube